Fluxogramas

 

O termo fluxograma designa uma representação gráfica de um determinado processo ou fluxo de trabalho, efetuado geralmente com recurso a figuras geométricas normalizadas e as setas unindo essas figuras geométricas. Através desta representação gráfica é possível compreender de forma rápida e fácil a transição de informações ou documentos entre os elementos que participam no processo em causa.

O fluxograma pode ser definido também como o gráfico em que se representa o percurso ou caminho percorrido por certo elemento (por exemplo, um determinado documento), através dos vários departamentos da organização, bem como o tratamento que cada um vai lhe dando.

A existência de fluxogramas para cada um dos processos é fundamental para a simplificação e racionalização do trabalho, permitindo a compreensão e posterior otimização dos processos desenvolvidos em cada departamento ou área da organização. Portanto em virtude do exposto e em razão da necessidade de dotar a Administração Pública de controles preventivos, que assegurem o cumprimento da lei e proteção do patrimônio público é que elaboramos diversos fluxogramas conforme relacionado abaixo:



  • Fluxograma nº 07/CGM/2018 – Dispõe sobre procedimentos e rotinas de despesas por inexigibilidade e dispensa de licitação.

  • Fluxograma nº 06/CGM/2018 – Dispõe sobre sobre rotinas e procedimentos para o Serviço de Informação ao Cidadão – SIC.


  • Fluxograma nº 04/CGM/2017 – Dispõe sobre rotinas e procedimentos para liquidação de despesa para procedimento de aquisição de bens e serviços comuns.


  • Fluxograma nº 02/CGM/2017 – Dispõe sobre rotinas e procedimentos para Departamento de Compras da Prefeitura Municipal de Jaru.