5

Jaru: Educação inicia novo ciclo do pacto pela alfabetização na idade certa

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Jaru (Semecel)  iniciou nesta quinta-feira (08)  a aula inaugural do  Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

Nesse novo ciclo, o curso está sendo ofertado para professores dos anos iniciais, compreendendo 1º ao 3º ano do ensino fundamental, educadores da educação infantil e coordenadores pedagógicos.

O pacto nacional pela alfabetização na idade certa é um compromisso formal e solidário assumido pelos governos: federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios, visando o atendimento da meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de “alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º ano do ensino fundamental”.

O Programa conta com 72 professores alfabetizadores e 50 professores da educação infantil.

Segundo a Semecel, os objetivos principais do PNAIC são:

I – Garantir que todos os estudantes dos sistemas públicos de ensino estejam alfabetizados, em Língua Portuguesa e em Matemática, até o final do 3º ano do ensino fundamental; II – Reduzir a distorção idade-série na educação básica; III – Melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB; e IV – contribuir para o aperfeiçoamento do desempenho dos professores.

6