02

Prefeitura de Jaru realiza palestra sobre depressão no CRAS II

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) realizou na última semana, uma palestra informativa sobre a depressão, doença que acomete mais de 320 milhões de pessoas no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Cerca de 30 pessoas participaram do evento, que aconteceu no CRAS II, e teve como palestrante, a psicóloga Glauce de Fátima Fagá Caliani.

Esta ação faz parte das políticas públicas da assistência social, através do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).

De acordo com a Semdes, esse trabalho social com as famílias é contínuo e tem a finalidade de fortalecer a função protetiva, prevenir a ruptura de seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida.

A depressão é doença séria, embora o ser humano tenha feito importantes conquistas, ao longo dos tempos, no campo científico, ainda encontra dificuldades em compreender os processos psíquicos e seus reflexos emocionais, não percebendo o quanto elas influenciam no dia a dia.

Assim sendo, é comum observar pessoas fazendo julgamentos sobre a vida alheia, criticando, acusando, avaliando e condenando comportamentos que normalmente não têm uma base tão simplista. Na maioria das vezes, o restabelecimento do equilíbrio emocional depende do apoio familiar e de ajuda profissional.

04