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Prefeitura realiza encontro pedagógico com professores da educação infantil

Nos últimos dias 18 e 19, a secretaria municipal de educação, através do departamento pedagógico da educação infantil, realizou mais um encontro pedagógico com todos os professores e auxiliares que atuam nas escolas de educação infantil da rede municipal. O encontro pedagógico é um espaço para discussão e troca de experiências entre os professores.

Nesse ano, o objetivo principal do encontro consiste em promover a reflexão sobre o referencial curricular de Rondônia, aprofundando conhecimentos dos professores, uma vez que a proposta pedagógica curricular da educação infantil municipal passará por ajustes alinhando-se ao referido documento.

O Referencial Curricular de Rondônia, objeto de várias discussões e contribuições de professores, comunidade escolar e especialistas no assunto, foi pensado e constituído com base nas propostas da Base Nacional Comum Curricular – BNCC.

A Base Nacional Comum Curricular – BNCC, prevista na Constituição de 1988, na LDB de 1996 e no Plano Nacional de Educação de 2014, é um marco de relevância histórica para a Educação no Brasil.

É um documento plural, contemporâneo, e estabelece com clareza o conjunto de aprendizagens essenciais e indispensáveis a que todos os estudantes, crianças, jovens e adultos, têm direito. Com ela, redes de ensino e instituições escolares públicas e particulares passam a ter uma referência nacional obrigatória para a elaboração ou adequação de seus currículos e propostas pedagógicas.

Para a BNCC, a Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, que tem como eixos estruturantes de seu currículo as interações e a brincadeira, deve assegurar às crianças os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se.

A organização curricular da Educação Infantil na BNCC está estruturada em cinco campos de experiências, no âmbito dos quais são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. Os campos de experiências constituem um arranjo curricular que acolhe as situações e as experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural.

Sob esse direcionamento, a capacitação ocorreu em duas etapas, sendo que, no primeiro dia (18), no período matutino, houve uma palestra, ministrada pela coordenadora da Educação Infantil da Secretaria, e a partir do período vespertino, os professores participaram de oficinas em grupos para estudo e pré-elaborarão da proposta pedagógica curricular da educação infantil municipal, seguindo os parâmetros da BNCC, alinhados ao documento curricular de Rondônia.

Ao todo, 110 professores da rede participaram do planejamento pedagógico. Segundo a secretária executiva, Maria do Socorro, esse momento é riquíssimo. “É um espaço de construção e reflexão, onde cada um contribui para a construção de um instrumento de trabalho democrático e coletivo”, reiterou.

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