O Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS realiza o serviço especializado em abordagem social que constitui-se em processo de trabalho planejado de aproximação, escuta qualificada e construção de vínculo de confiança com pessoas e famílias em situação de risco pessoal e social nos espaços públicos para atender, acompanhar e mediar acesso à rede de proteção social.
Quais os dias em que é realizada a abordagem social?
Os trabalhos são realizados por uma equipe específica que realiza abordagens duas vezes na semana, sendo nas terças-feiras (uma semana durante o dia e na outra durante a noite) e nas quintas-feiras durante o dia.
Qual o público alvo da abordagem social?
A abordagem social tem o objetivo de identificar pessoas em situação de rua ou crianças em situação de trabalho infantil.
Quais são as medidas adotadas quanto as pessoas abordadas?
O serviço consiste em colocar todos os serviços e programas da assistência social a disposição do indivíduo, sendo a inclusão para recebimento de benefícios, atendimento técnico, acompanhamento familiar e outros, buscando incentiva-lo a sair das ruas e buscar uma melhora na condição de vida e fortalecimento dos vínculos familiares fragilizados.
Além disso as pessoas abordadas recebem a proposta de serem encaminhadas para casa de passagem para que possam ter por um período de até 10 dias um lugar seguro para dormir, fazer sua higiene pessoal e se alimentar de forma gratuita. O local exige cumprimento de normas para permanência do individuo.
Para pessoas que não possuem vínculos no município e que possuem familiares em outro local dispostos a oferecer acolhimento pode-se ser ofertado passagens terrestre para esse destino desde que os requisitos necessários sejam atendidos.
Em casos de pessoas que possuem vínculos familiares no município a família é acionada, acompanhada pela equipe técnica e recebe as devidas orientações e auxilio na reestruturação social do individuo.
Caso haja dependência de álcool ou drogas a equipe também oferece todo suporte e articulação necessária para internação do indivíduo em centros de recuperação se o mesmo desejar.