Recentemente, o município de Jaru sofreu com a cheia do rio Jaru. Quase 400 casas foram alagadas e 1185 pessoas foram atingidas. Aos poucos a rotina desses jaruenses volta ao normal.
Diante da situação, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Comdec), atuou no auxilio das vítimas, coordenação dos trabalhos e no suporte a outros órgãos, como os bombeiros e a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).
Para o vereador Moisés da Manain, o trabalho desempenhado pela Defesa Civil nesse período em outras ocasiões só demonstra a importância do órgão para o município de Jaru.
Segundo o coordenador Zeferino Rodrigues Santos, a Defesa Civil tem a função de estudar, definir, propor normas, planos e procedimentos, visando a proteção da comunidade contra as consequências decorrentes de fatores anormais e adversos que possam atingir o município.
“A Defesa Civil fez o papel dela, entretanto, foi primordial a contribuição dos bombeiros, empresários, prefeitura, estado, igrejas, entidades e a população em geral”, enfatizou Zeferino.
A Defesa Civil foi criada pela Lei municipal 1831/2013 e regulamentada pelo decreto 8.656/2015.