Apesar do surto de febre amarela no sudeste brasileiro, em Rondônia não tem casos. De acordo com informações da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), o risco da doença no estado é baixo, mas não inexistente.
Para imunização da doença, a vacina deve ser aplicada em duas doses: sendo a primeira aos nove meses e a segunda com reforço aos quatro anos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), todos que já receberam as duas doses da vacina estão imunes, para sempre.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsau), de Jaru, a vacinação contra a febre amarela acontece nos postos de saúde: Carlos Chagas, no setor cinco; no Osvaldo Cruz, no setor dois; e na Clínica da Mulher, no setor Quatro. Em todas as unidades, a vacina é aplicada no período da manhã, das 07h às 12h.
A coordenadoria de imunização de Jaru lembra que o município é uma área endêmica, por isso, as mães devem levar seus filhos de até cinco anos incompletos, para receberem as duas doses corretas, se por acaso ainda não foram vacinados.
Os adultos que não receberam as doses na infância, a instrução é tomar uma dose e um reforço, dez anos depois da primeira. Entretanto, as orientações são apenas para as pessoas que vivem ou viajam para os locais onde tem o surto da doença.