A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Semecel), através do Departamento da Educação Especial, realizou durante os meses de abril e maio, a oficina: “Por Você, Para Você, Oficina de Famílias Especiais”.
A oficina teve como objetivo atender as famílias que têm filhos com deficiência matriculados na rede de ensino municipal, com orientação a respeito do prognóstico escolar e demonstrando as possibilidades de aprendizagem a partir do diagnóstico. Na oficina, também abordou-se sobre os aspectos emocionais e reais da família diante ao filho com deficiência.
Ministrada pela Coordenadora de Educação Especial Selma Alves e pela Psicóloga Monique Joana D’arc, a oficina atendeu aproximadamente 80 famílias em 11 escolas, com sete encontros.
Na oportunidade, foi proporcionado que as famílias expressassem suas dificuldades e sentimentos diante aos desafios cotidianos de ter um filho com necessidades especiais, as conscientizando ainda da necessidade da inclusão Social e inserção escolar.
As famílias puderam também apresentar suas expectativas inerentes a esta inclusão escolar. Ou seja, a relação família-escola de forma equilibrada e harmônica.
A ação contou ainda com os demais participantes da equipe pedagógica, cuidadores, professores da sala de regular, professores da sala de recursos e gestores. O projeto recebeu apoio da secretária municipal de educação, Maria Emília, e da assessora municipal de educação, Maria do Socorro.
Outros dois encontros da oficina já estão marcados. Um será no mês de agosto e o encerramento ocorrerá no mês de dezembro, com a realização de um único encontro em forma de seminário com todas as escolas, reforçando a importância da Inclusão Escolar. Com isto, busca-se atingir o maior número de famílias possíveis, possibilitando que as famílias sejam mais participativas junto à escola no processo de aprendizagem de seus filhos.