A gestão do governo municipal, liderada pelo prefeito João Gonçalves Júnior e vice-prefeito Jeverson Lima, completa 100 dias nesta segunda-feira (10). E nesses poucos mais de três meses, muito já foi feito pelo município de Jaru. Os principais setores da administração passaram por reestruturação, visando melhorar o atendimento ao cidadão e oferecer um serviço de qualidade. Entretanto, segundo o prefeito, o trabalho está só começando.
Até agora, já foram conseguidos através de emendas parlamentares, mais de R$ 8 milhões para serem investidos em obras no município.
Com o objetivo de melhorar o atendimento à saúde pública, já foram convocados vários médicos e outros profissionais da saúde, tanto aprovados do concurso público, quanto através de processo seletivo.
O Hospital Municipal (HM) recebeu vários serviços emergências, entre eles: troca da caixa d’água e de parte do telhado, dedetização, limpeza de todas as centrais de ar condicionado, manutenção das ambulâncias e implantação do sistema de informática. Postos de saúde também passaram por organização e restruturação.
Vários cursos de geração de renda já foram realizados com os pacientes do CAPS.
Maquinários e veículos que estavam praticamente sucateados foram consertados, inclusive 16 ônibus escolares. Mais de 80% dos veículos da frota já foram recuperados pela gestão.
A prefeitura já repôs mais de 350 lâmpadas queimadas – mais de 700 foram adquiridas, consertou várias pontes que foram levadas pelas chuvas, e vem recuperando todos os pontos mais críticos – em estradas rurais e vias urbanas.
Em Janeiro foi realizado uma operação tapa-buracos em vários pontos da cidade. Mais ampla e segura, a nova garagem está sendo construída.
Uma mega operação contra o mosquito aedes aegypti foi montada. Um arrastão de limpeza nos bairros recolheu muito lixo e objetos que seriam possíveis criadores do mosquito.
Também aconteceram vários mutirões de limpeza e organização nos órgãos públicos e nos canteiros da cidade, deixando tudo limpo e organizado.
Depois de 17 anos, a prefeitura está em um prédio próprio e deixa de pagar aluguel – a economia deve ultrapassar R$ 1,2 milhões nos próximos quatro anos. Já foram conseguidos mais de R$ 3 milhões para iniciar a construção do novo prédio da prefeitura.
Ainda visando gerar economia, foi realizada a reforma administrativa, que entre outras ações, reduziu o número de secretarias, de 10 para seis.
Foi realizado com muita transparência e organização, todo processo de inscrição dos cadastros das pessoas, que concorrerão as 613 residências do Programa Minha Casa Minha Vida.
Foi firmada uma parceria para capacitar 400 servidores da educação, que atuarão em programas de combate às drogas. Também foram contratados através de processo seletivo, professores e outros profissionais da educação.
O distrito de Tarilândia conta agora com uma frota própria de máquinas, o que dará mais celeridade nos trabalhos na região. Em Tarilândia também foi retomado o atendimento do programa bolsa família – que estava parado.
“Estamos motivados, com uma equipe empenhada e servidores comprometidos. Temos a certeza que Jaru vai melhorar. E todos nós teremos muito orgulho de morar aqui”, enfatizou o prefeito.