Os moradores de Jaru devem procurar o posto de saúde mais próximo de sua residência quando precisarem de consultas médicas e de enfermagem. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA), os postos funcionam de segunda a sexta-feira, das 07h30 até as 17h30.
Além dos atendimentos com médicos clínicos gerais, os postos de saúde oferecem atendimentos com Enfermeiros, Técnicos de enfermagem, Fisioterapeutas, Psicólogos, Nutricionistas, Assistente Social, entre outros que garantem atendimentos como: consulta médica, consulta de enfermagem, pré-natal, teste do pezinho, preventivo, teste rápido, vacinas, visita domiciliar a pacientes acamados, acompanhamento a pacientes Hipertensos e Diabéticos no Programa HIPERDIA.
O centro de saúde Osvaldo Cruz conta atualmente com a Equipe do SESP que trabalham especificamente com acompanhamento de portadores de Doenças Tropicais como Tuberculose, Hanseníase e Leishmaniose – além de exames e medicamentos específicos para essas patologias.
A Clínica da Mulher também oferece além do atendimento da Equipe de Estratégia Saúde da Familiar (Atendimento Médico e de Enfermagem), sala de Vacina e oferece atendimento com médico Ginecologista/Obstetra, realiza exames de Ultrassonografia e Mamografia.
No posto Carlos Chagas tem o laboratório de esquistossomose que oferece exames para dengue, esquistossomose e malária. E também conta com a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), com atendimentos individuais e em grupo com Nutricionista, Assistente social, Psicóloga e Fisioterapeutas. Além da Pediatra que atende as segundas e terças-feiras de manhã e a tarde.
Com a população indo aos postos, o Hospital Municipal (HM) – específico para atendimentos de urgência e emergência, não superlotará. Desta forma, poderemos oferecer mais aos pacientes e garantir maior eficiência aos atendimentos de Urgência e Emergência.
Para o prefeito, João Gonçalves Júnior, é uma prioridade o atendimento de saúde com qualidade para a comunidade e para isso estamos organizando todos os postos de saúde para atender a população mais próximo possível a sua residência. “Vamos aumentar ainda mais a capacidade de atendimento nas unidades, e desafogar o Hospital de Municipal de Jaru”, garantiu.