A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e o Conselho Municipal de Saúde (CMS) realizaram nos dias 29 e 30 de agosto, a 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde. Com o tema: “Vigilância em saúde: direito, conquista e defesa de um SUS público de qualidade”, o evento aconteceu no Centro de Convenções do município.
Várias autoridades participaram da solenidade de abertura, entre elas, o prefeito João Gonçalves Júnior, a secretária de saúde , Tatiane de Almeida Domingues, o presidente do Conselho municipal de saúde, Aparecido Correa da Silva, e vários vereadores.
Para o início dos trabalhos, a secretária Tatiane palestrou sobre o tema da conferência. As conselheiras Eveline Lourenço dos Santos de Oliveira e Iracy Souza de Oliveira Silva, ainda falaram sobre a Cooperativa ecolimpo e seu trabalho de reciclagem, através do tema: “Colaborando com o Meio Ambiente”.
No dia 30, teve a leitura do Regimento Interno; e mais palestras: uma delas sobre “O lugar da vigilância do SUS”, com a Coordenadora da Epidemiologia de Ji-Paraná, Ma. Emanoela M. R. de Souza.
Na sequencia, o Técnico da CIEVIS/SESAU, Cesarino Junior Lima Aprigio, falou sobre a “Responsabilidades do estado e dos governos com a vigilância em saúde”; e o Técnico da AGEVISA-SESAU, João Adalto Marins Gonçalves, debateu o tema: Saberes, práticas, processos de trabalhos e tecnologias na vigilância em saúde.
Para finalizar as palestras, o técnico da CIEVES/SESAU, Anísio Gorayeb Filho, abordou o tema: “Vigilância em saúde participativa e democrática para enfrentamento das iniquidades sociais em saúde”.
Após o debate em plenário, aconteceram as oficinas temáticas com os trabalhos em grupos e sistematização das propostas. Por fim, as eleições dos delgados para a conferência estadual.