A professora Adeilza Alves Batista, que leciona na 1ª série, na escola municipal Jean Carlos Muniz, foi destaque esse ano, do projeto Trilhas, do Instituto Natura.
O projeto é voltado a apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com o objetivo de inserir as crianças do 1º ano em um universo letrado. A ideia é que, a partir do curso, professores aprimorem suas práticas em sala, com base nos materiais do projeto.
Como ele é online, os professores podem se organizar para estudar na hora que desejarem. Além disso, os concluintes recebem certificados de participação.
Dentro do projeto, Adeilza é a professora que mais pontuou no quesito “Fórum”: participação ativa com 170 postagens no total. Com todas essas atividades, ela alcançou 3450 pontos e ficou em 1º lugar no país. A professora finalizou com 11 certificados em língua portuguesa e dois em espanhol. Todo esse esforço lhe renderam reconhecimento e convites para
exposição no Chile, Argentina, Venezuela e São Paulo.
A professora, que já leciona há 14 anos, destacou a importância do projeto nesse ano letivo. “Consegui um excelente resultado com meus 29 alunos. Foi um caminho longo entre a teoria e a prática, mas tudo foi maravilhoso. É um conhecimento rico, que amplia o horizonte e desperta o interesse das crianças”, frisou.
Além do Brasil, com 248 comunidades de aprendizagem, o projeto abrange o México, com 114 comunidades, a Venezuela com 42, o Chile com 13, a Argentina com 50, o equador com 36 e Angola com uma comunidade.


