A prefeitura de Jaru, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) realiza um trabalho rotineiro, com os moradores em situação de rua. O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) trabalha no acompanhamento e cadastramento dessas pessoas. A abordagem acontece nas rodoviárias, praças públicas, e em outras localidades.
A prefeitura conta com o Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua), que é localizado na rua Raimundo Catanhêde, no setor dois, na antiga casa socioeducativa de Jaru.
Composto por uma equipe multidisciplinar, de assistente social, psicólogo, entre outros profissionais, o centro oferece atividades para a reinserção no mercado de trabalho, reinserção familiar, fortalecimento dos vínculos familiares e desenvolvimento de atividades para geração de renda e muitas outras.
A equipe faz a abordagem do morador em situação de rua, e o encaminha aos serviços necessários para cada caso. O centro também funciona como albergue, oferecendo todo apoio durante esse período de passagem.
Segundo o CREAS, atualmente o município têm 17 moradores nesta situação. Recentemente, dois já foram encaminhados para suas cidades de origem, outros dois devem voltar nos próximos dias para Humaitá – onde moram. Outro está em recuperação no centro de reabilitação de Jaru.
Vale ressaltar que, 15% desses moradores em situação de rua, têm residência fixa em Jaru. Muitos deles, não têm interesse em sair das ruas, apesar do trabalho e insistência dos profissionais da prefeitura de Jaru.


