A Associação Comercial e Industrial de Jaru – ACIJ, realizou na tarde desta quinta-feira (06), uma reunião, com representantes do SEBRAE e da prefeitura municipal de Jaru. O objetivo, segundo o presidente da ACIJ, Ednilso de Oliveira, foi estabelecer as parcerias para fortalecer a sala do empreendedor no município.
Representando o executivo municipal, estavam o Procurador
Geral, Marcelo André Azevedo Veras, a Diretora Geral da Administração, Sônia Ferreira da Silva e a atendente da sala, Michele Manfré.
Segundo a gerente unidade politicas públicas SEBRAE, Maria Tereza Marangan, além de oferecer atendimento especializado ao Microempreendedor Individual (MEI), a sala do empreendedor tem como objetivo atender todos os segmentos de empreendedorismo, tanto, serviço, comércio e indústria.
Os Microempreendedores Individuais fazem parte de uma categoria de empresas que podem faturar no máximo R$ 60 mil por ano, e contratar até um funcionário. E quando devidamente formalizados eles podem participar de licitações públicas e dessa forma ajudar a aquecer a economia do município.
Atualmente, Jaru conta com quase 1500 MEIs formalizados. E, a meta é aumentar esse número e oferecer suporte para que eles passem a ocupar outros setores do empreendedorismo.
A partir da consolidação da sala do empreendedor, município, ACIJ e SEBRAE estabeleceram uma meta de ampliação de compra do empreendedor local de pouco mais de 40% para 60%. “Cada real movimentado aquece a economia do município e isso abre portas para o mercado de trabalho”, destacou Ednilso.
“E isso é importante para que o município não dependa apenas da arrecadação de tributos”, completou a consultora credenciada do SEBRAE, Daniela burkhard.
Para cumprir a meta, a prefeitura informou que estruturou o setor de compras, centralizando em um único local.
A gestora de projetos de desenvolvimento territorial, Franciluci Santana, disse que todos os servidores nomeados para atuar na sala do empreendedor serão devidamente capacitados pelo SEBRAE.
TEXTO E FOTO: GISELE VIRGÍLIO/ACIJ


