A Emater Jaru promoveu na última quinta-feira (13), a cerimônia de premiação do Qualicafé – Concurso Municipal da Qualidade do Café, iniciativa que valoriza e reconhece o trabalho dos cafeicultores jaruenses e contribui para o fortalecimento da produção local.
Neste ano, a grande vencedora entre os 20 competidores foi Rutiléia Souza de Farias Oliveira, produtora da Linha 628, premiada pelo café de maior qualidade e pela adoção de práticas sustentáveis em toda a cadeia produtiva.
O segundo lugar ficou com o produtor Antônio Souza Santos, morador da Linha 634, região de Tarilândia, e o terceiro lugar com o produtor Sérgio da Silva Pereira, da Linha 632, também de Tarilândia.
De acordo com o gerente local da Emater em Jaru, Ramon Santos, entre os 20 inscritos, oito apresentaram notas sensoriais superiores a 80 pontos, sendo classificados como cafés especiais, resultado que reforça o potencial e a evolução da cafeicultura em Jaru.
O prefeito Jeverson Lima participou da solenidade e destacou a importância do concurso para identificar, valorizar e promover o café produzido em Jaru. “Quero parabenizar o gerente local da Emater em Jaru, Ramon, pela iniciativa e, em nome dele, cumprimentar todos os servidores e técnicos pelo excelente trabalho, que fomenta e fortalece a agricultura do nosso município”, disse.
Jeverson ressaltou ainda que o Qualicafé já é uma premiação consolidada e tem contribuído para colocar Jaru entre as primeiras fileiras da produção de café de qualidade, não apenas em Rondônia, mas em todo o Brasil.
Também participaram da cerimônia o vice-prefeito Grécio Benedito, o deputado estadual Dr. Luís do Hospital, deputado federal Thiago Flores, o presidente da Emater, Luís Cláudio, vereador Chiquinho do Cacau, o gerente regional da Emater, Clodoaldo de Jesus, gerente regional da Idaron, Júnior Rocha, o secretário regional de governo, Pablo Wangle, o empresário José Edson, do Café Rio Brilhante, além de produtores, cafeicultores, empresários, entre outras autoridades.



