A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Semecel), através do departamento da educação especial na perspectiva Inclusiva, realizou na última sexta-feira (23), o segundo encontro pedagógico com professores de atendimento educacional especializado.
O encontro foi coordenado pela professora Selma Alves e teve o objetivo de orientar e apoiar o trabalho dos professores das salas de recursos, favorecendo o processo de inclusão.
Entre os assuntos trabalhados, estavam o plano de desenvolvimento individual, censo escolar, público alvo da educação especial, legislações e o passo a passo para a conclusão dos trabalhos neste ano.
Também foram confeccionados inúmeros materiais adaptados para o desenvolvimento dos processos mentais. Uma vez que, os recursos pedagógicos utilizados têm grande importância para o desenvolvimento da aprendizagem do aluno com deficiência e transtorno do espectro autista.
E é claro, além de recursos didáticos, para que inclusão escolar aconteça, o educando deve sentir-se acolhido e perceber que a diversidade não se constitui um obstáculo e sim um estímulo para a formação de consciência de todos.
“Agradeço a todos os profissionais que acreditam e trabalham para que a inclusão dos educandos, púbico alvo da educação especial, aconteça em nossas escolas”, disse a secretária de educação, Maria Emília do Rosário.



