A Prefeitura de Jaru realizou, na última semana, uma reunião do Comitê Intersetorial da Busca Ativa Escolar e do Selo UNICEF.
O encontro reuniu representantes das Secretarias Municipais de Educação, Saúde, Desenvolvimento Social, Agronegócio e Meio Ambiente, da Secretaria de Educação do Estado de Rondônia, além do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), do Conselho Tutelar e de Agentes Comunitários de Saúde.
A reunião teve como objetivo avaliar as ações desenvolvidas ao longo de 2025 e alinhar os fluxos de atendimento e comunicação que serão adotados em 2026, com o objetivo de prevenir e enfrentar a evasão escolar no município.
Durante o encontro, foram debatidos os principais desafios, estratégias e as responsabilidades de cada órgão na garantia do direito à educação para crianças e adolescentes.
De acordo com a secretária de Educação, Cleide Gonçalves, o trabalho em rede é essencial para a identificação precoce de situações de risco. “Nosso objetivo é garantir o acompanhamento adequado das famílias e promover soluções rápidas e integradas, assegurando a permanência de crianças e adolescentes na escola”, destacou.
Ainda segundo Cleide, a iniciativa reforça o compromisso do município de Jaru com as diretrizes do UNICEF e com o fortalecimento da Busca Ativa Escolar como uma política pública permanente, baseada na atuação integrada entre os diversos setores da gestão pública.



