O município de Jaru já vacinou cerca de 950 trabalhadores da saúde que atuam na linha de frente no combate a COVID-19, tanto da rede pública quanto da rede privada.
E nesta segunda-feira (22), a prefeitura abriu o agendamento da vacina contra o Coronavírus para profissionais de saúde que atuam na iniciativa privada e pública, elencados entre as categorias, conforme RESOLUÇÃO Nº 287 DE 08 DE OUTUBRO DE 1998, que residem comprovadamente no município de Jaru.
Neste processo poderão ser imunizados, profissionais: médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares.
As inscrições podem ser realizadas através do link: Cadastro de Profissionais de Saúde para Vacinação contra COVID-19. (google.com)
Durante o registro de dados, é obrigatório informar, além dos dados pessoais, o registro no conselho de classe, número do cartão do SUS e comprovante de residência.
De acordo com a secretária de saúde, Tatiane de Almeida Domingues, terão prioridade nesta etapa, profissionais que trabalham em estabelecimentos de assistência, vigilância (hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios, farmácias, drogarias e outros locais de segmentos similares.
Com diagnóstico comprovado de: Diabetes, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente, estágio 3 e 1 e 2 com lesão em órgão alvo e/ou comorbidade, além de insuficiência cardíaca, cor pulmonale e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatia e pericardiopatias, doenças da aorta, dos grandes vasos e fistulas e arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênita no adulto, prótese valvares e dispositivos cardíacos implantados, doença cerebrovascular, doença renal crônica, imunossuprimidos, anemia falciforme, obesidade mórbida, síndrome de down e cirrose hepática, comorbidades elencadas como de risco para o COVID-19 de acordo com o Plano Nacional de Vacinação contra a COVID-19. “Nosso objetivo é imunizar todos os profissionais de saúde no menor tempo possível. A cobertura vacinal acontecerá de acordo com a disponibilidade de doses do Ministério da Saúde para o município de Jaru”, destacou.
Ainda de acordo com Tatiane, os trabalhadores dos demais estabelecimentos de serviços de interesse à saúde (academias de ginástica, clubes, salão de beleza, clínica de estética, óticas, estúdios de tatuagem e estabelecimentos de saúde animal) NÃO serão contemplados nos grupos prioritários elencados inicialmente para a vacinação, conforme orientação do Ministério da Saúde.


