A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu três de dezembro, como o dia internacional das pessoas com deficiência. O objetivo da comemoração é provocar a reflexão sobre as questões relacionadas à deficiência e buscar a inclusão dos deficientes na sociedade.
Na última sexta-feira, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Semecel), através do Departamento da Educação Especial, realizou o 1° encontro municipal sobre a inclusão de alunos com deficiência.
Na oportunidade, teve uma palestra ministrada pela professora e assessora de comunicação da APAE, Silvia Rosa Chiovetti Rodrigues , um musical realizado pelos alunos da escola Menézio de Victo, os depoimentos de mães de alunos que abordaram sobre os desafios e superação de se ter um filho com deficiência, e ainda, a exibição de um vídeo com depoimentos dos próprios alunos das escolas da rede municipal.
Coordenado pela psicóloga Monique Joana D’arc e pela coordenadora de educação especial, Selma Alves, o evento aconteceu no auditório da Associação Comercial e Industrial de Jaru (ACIJ), e faz parte da 3ª etapa do projeto “Por Você! Para Você! Oficina de Famílias Especiais”. O objetivo do projeto é expandir sobre a inclusão escolar para a sociedade, pontuando sobre sua importância e desafios.
Nas duas etapas realizadas anteriormente, com aproximadamente 100 famílias, na instituição de matrícula dos alunos, foi trabalhado sobre seus sentimentos inerentes ao diagnóstico da deficiência, desafios enfrentados, além da conscientização da necessidade de inclusão social e escolar, aproximando escola e família de forma harmônica, para que compartilhem da mesma causa e conquistas.
De acordo com as coordenadoras, no projeto foi possível observar mudanças positivas na relação: família e escola, tanto do olhar dos profissionais, quanto das famílias que alteraram seu discurso de passivos para protagonistas dessa história. Segundo elas, tudo isso é muito gratificante, e todos ganham, tanto o educando, quanto a família e a sociedade.
Elas também agradeceram o apoio da equipe pedagógica da Semecel, dos pais e responsáveis, alunos, acadêmicos e profissionais da área; além da confiança da secretária municipal de educação, Maria Emília do Rosário e da Secretária executiva, Maria do Socorro.


