A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Semecel) realizou na última sexta-feira (25) um treinamento de manipuladores de alimentos e atribuições das merendeiras.
O evento aconteceu no centro de convenções, foi ministrado pela nutricionista da Semecel, Lícia Barroso, e teve como público alvo, todas as merendeiras das escolas municipais de educação infantil e fundamental da zona urbana de Jaru.
No treinamento, foi abordada a importância das boas práticas dentro de uma cozinha, como deve ser a higienização dos alimentos, higienização do ambiente, equipamentos e pessoal, e frisou também que as ingestões de alimentos contaminados podem ocorrer as Doenças Transmitidas por Alimentos – DTA’S.
Fo relatado ainda, a importância de seguir o cardápio, a qualidade durante o recebimento dos produtos tanto do mercado como da agricultura familiar, de como deve ser armazenados os alimentos não-perecíveis e perecíveis e os utensílios, como deve ser a desinfeção das verduras e frutas. E a atribuição das merendeiras como deve ser comportar e como atender as crianças.
De acordo com a secretária municipal de educação, Maria Emília do Rosário, o treinamento tem grande importância para a formação das merendeiras, e principalmente para a qualidade da merenda oferecida às crianças.
A secretária executiva da Semecel, Maria do Socorro Lopes Soares, agradeceu a presença de todas as merendeiras e parabenizou pelo importante trabalho que elas realizam nas escolas.
Ao término do evento, aconteceu o sorteio de brindes entre as merendeiras, e em seguida, a secretária executiva, Maria do Socorro e a chefe da divisão pedagógica, Sthella de Almeida, entregaram o certificado de conclusão do treinamento a todas as participantes.



