O presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB), e o deputado José Lebrão (PMDB) se comprometeram em interceder junto ao governo do Estado para que o governador Confúcio Moura (PMDB) adquira com urgência equipamentos para a Prefeitura de Jaru.
São quatro caçambas, duas motoniveladoras, duas pás carregadeiras, uma retroescavadeira e um caminhão pipa, totalizando R$ 3.351.583,33. Maurão e Lebrão afirmaram que a prefeitura precisa de ajuda imediatamente.
Durante reunião com Maurão e Lebrão, o prefeito de Jaru, Inaldo Pedro Alves (PMDB), explicou que a prefeitura renunciou à receita Fundo de Infraestrutura e Transporte e Habitação (Fitha) de 2015 e a deste ano, em troca das máquinas.
Lebrão afirmou que a aquisição dos equipamentos está garantida, já que a prefeitura renunciou aos recursos do Fitha. “Dessa forma, esse dinheiro já é do município de Jaru”, considerou.
Maurão disse que o prefeito Inaldo Pedro Alves está correto. “É muito melhor comprar equipamentos do que usar o dinheiro para recuperar estradas. No ano seguinte é preciso fazer o trabalho de novo, enquanto as máquinas poderão ser usadas por muitos anos, destacou o presidente da Assembleia Legislativa.
O prefeito Inaldo Alves assumiu a prefeitura de Jaru há aproximadamente 90 dias, encontrando diversos problemas. Para se adequar à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) foi obrigado a demitir servidores, uma medida extremamente impopular.
“Foi um desgaste necessário, porque a LRF deve ser cumprida. Entendemos que a Prefeitura de Jaru passa por dificuldades, por isso vamos recorrer ao governo do Estado para que as máquinas sejam compradas logo”, acrescentou Maurão.
Inaldo Alves explicou que o processo será mais rápido se o governo comprar as máquinas e destinar ao município. “O governo tem registro de preço. Isso facilita a aquisição”, detalhou.
Maurão lembrou que o governo já tem ajudado Jaru, através do Departamento de Estradas de Rodagens (DER). “Mas isso é pouco. A prefeitura precisa de seus próprios equipamentos para trabalhar”, completou.
Texto: Nilton Salina / Decom ALE
Foto: Marisvaldo / Decom ALE


